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Muitos empresários ficam paralisados de medo quando contemplam as transformações digitais que precisam fazer. O pensamento do tsunami de dados chovendo e criando o caos os faz se apegar a processos antiquados em vez de abraçar o futuro. Mas não precisa ter medo. As empresas podem assumir o controle na era digital se desenvolverem uma estratégia clara de mobilidade corporativa para permitir que sua equipe trabalhe em movimento. Existem muitas ferramentas técnicas que podem ajudar, mas o fator mais importante é uma mudança de mentalidade. A maior parte da resistência profundamente enraizada à mudança nos negócios tem raízes sociológicas e não tecnológicas.
Uma estratégia eficaz de mobilidade corporativa requer pensamento estratégico desde o início. Não adianta introduzir iPads para todos, a menos que haja um bom senso comercial por trás dele. Há duas perguntas principais a serem feitas: como a estratégia móvel ajudará os funcionários a melhorar seu jogo? Como criará novas oportunidades de negócios, envolvendo clientes? Ao definir as metas em resposta a essas perguntas, as empresas não devem esperar mais de dois anos. No mundo antigo, pré-móvel, os planos estratégicos de cinco anos eram a norma. Mas o nome do jogo agora é agilidade, que exige uma reação rápida a um mundo móvel em rápida evolução.
Não é necessário que as empresas tenham medo do futuro.
Realizar uma transformação digital para colher os benefícios em ter mobilidade na sua empresa pode ser uma tarefa assustadora, mas pode ser mais fácil do que muitos imaginam. Com planejamento e estratégia claros, qualquer empresa pode aumentar sua mobilidade para expandir sua empresa sem grandes investimentos.
As empresas precisam considerar quais tecnologias melhorarão o desempenho, facilitando a vida dos clientes ou melhorando a produtividade do pessoal. Um banco pode decidir, por exemplo, que um aplicativo móvel que permita aos clientes descontar remotamente os salve de viagens que desperdiçam tempo, além de liberar tempo para os funcionários das agências. Uma seguradora de automóveis pode optar por introduzir um aplicativo móvel que permita aos segurados relatar acidentes no local. É importante decidir quem tomará essas decisões cruciais sobre a mobilidade da empresa.
Raramente é uma boa idéia que os departamentos de TI os isolem porque é improvável que eles tenham a visão estratégica geral necessária. Uma boa opção é estabelecer um Centro de Excelência em Mobilidade Corporativa para ficar entre o departamento de TI e os negócios. Teria representantes de todas as áreas da organização, incluindo recursos humanos, marketing e jurídico. O benefício seria evitar a natureza fragmentada e isolada de muitas decisões da empresa sobre mobilidade. Idealmente, ele deve ter uma visão holística da mobilidade e estabelecer políticas no melhor interesse de todos.
Uma das principais decisões do Centro de Excelência em Mobilidade é desenvolver um aplicativo nativo ou um site móvel. Cada solução tem seus prós e contras. Os sites para celular são fáceis de criar e não exigem downloads, o que significa que parecem para visitantes ocasionais, mas são menos atraentes para usuários comuns e ficam obscuros sempre que a cobertura da Internet é baixa. Os aplicativos nativos tendem a ser preferidos pelos clientes regulares e estão disponíveis offline, mas precisam ser instalados e vinculados a dispositivos específicos. Se uma empresa optar por criar um aplicativo nativo, deverá atualizá-lo regularmente com novas e inovadoras reviravoltas. No mundo móvel em rápida evolução, os clientes não esperam menos. Por fim, a criação de um site para celular ou de um aplicativo nativo é uma decisão para cada empresa. Qualquer que seja a solução que crie mais agilidade, geralmente é o caminho a percorrer.
Para a maioria das empresas, é uma boa ideia permitir que APIs (Application Programming Interfaces) forneçam aos usuários móveis acesso a bancos de dados back-end por meio de seus aplicativos móveis front-end. APIs são janelas para aplicativos, o que significa que podem colocar grande poder nas mãos dos clientes. Mas as empresas devem tomar cuidado. O que torna as APIs tão valiosas é o que as torna um risco de segurança. Os hackers podem usá-los para invadir servidores. Não basta seguir os métodos de segurança convencionais. Toda a estratégia de segurança precisará repensar se uma empresa quiser aproveitar ao máximo as APIs. É essencial garantir a integração e as transações de back-end entre cliente e servidores.
Uma estratégia de mobilidade deve estar no centro da transformação digital de uma empresa. Mas instalar um sistema de gerenciamento de documentos (DMS) que armazena e recupera documentos em papel e eletrônicos é quase tão vital. Os processos manuais antiquados não são suficientes no mundo de hoje. Uma solução de gerenciamento baseada em software não apenas reduzirá a necessidade de espaço de armazenamento físico, mas também reduzirá o tempo gasto na recuperação de documentos.
Um estudo da PWC sugere que as organizações perdem 7,5% de todos os documentos e que os profissionais gastam um décimo do tempo lendo informações e até a metade procurando por elas. Dependendo da solução, um DMS pode recuperar arquivos em segundos usando uma frase ou palavra única. Outras vantagens incluem uma colaboração mais fácil com colegas e outras empresas e a oportunidade de fazer backup de documentos em papel em caso de incêndio ou outros desastres.
A maioria das empresas está ciente da necessidade de integrar soluções digitais. A pesquisa mais recente da indústria AIIM mostra que quatro em cada cinco empresas dizem que a transformação digital é importante ou muito importante para elas, e que mais da metade acredita que enfrentam sérias perturbações nos próximos anos. No entanto, apenas um em cada cinco pensa que já possui ou está próximo de obter todas as estratégias certas. Agora, toda empresa é uma organização de tecnologia, independentemente do setor em que trabalha. Uma estratégia móvel bem definida deve ser a pedra angular da transformação digital de uma empresa. A TI os levará a tomar as decisões corretas sobre tecnologia e, finalmente, eles se tornarão um negócio mais ágil.
As organizações podem obter ganhos significativos ao tornar o trabalho remoto uma oportunidade para seus profissionais.